Pesquisas indicam queda na aprovação de Lula, enquanto dificuldades institucionais, políticas e falta de clareza de objetivos afetam a gestão.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega à metade de seu mandato enfrentando queda na popularidade e críticas generalizadas sobre a condução de seu governo. De acordo com pesquisa Genial/Quaest, pela primeira vez desde 2023, a desaprovação supera a aprovação, inclusive entre eleitores que historicamente apoiaram o PT.
Apesar de indicadores econômicos positivos, como crescimento do PIB e geração de empregos, a alta dos preços dos alimentos tem impedido que esses resultados se traduzam em uma melhora na percepção popular. Além disso, as elites políticas e econômicas demonstram desconfiança em relação ao governo.
Dificuldades políticas
A estrutura política brasileira, composta por multipartidarismo, federação e coalizões, tem restringido a capacidade de ação unilateral do Executivo. Nesse cenário, Lula depende do apoio de partidos de direita e do Centrão, que formam a base governista no Congresso. No entanto, essa aliança limita a possibilidade de implementação de uma agenda progressista mais ambiciosa.
Dez entre dez analistas preveem dificuldades crescentes para Lula no Legislativo. A falta de prioridades claras e de uma política econômica mais definida tem sido apontada como um dos principais entraves da gestão.
“Não basta dizer que as metas são cuidar do povo e garantir trabalho e comida. Faltam foco e objetivos claros” – avalia a colunista Maria Hermínia Tavares, professora da USP e pesquisadora do Cebrap.
A pressão política aumenta
A oposição, fortalecida pela crescente insatisfação popular, vê nesse cenário uma oportunidade para pressionar o governo. Parlamentares de direita têm aproveitado o contexto para destacar a ineficiência de políticas econômicas e a falta de respostas aos problemas sociais.
Nos próximos meses, o governo Lula precisará enfrentar desafios institucionais e melhorar a articulação política se quiser estabilizar a gestão e recuperar apoio popular.
Tags / Palavras-chave
Lula, governo federal, crise política, Congresso Nacional, aprovação, pesquisa Genial Quaest, oposição, economia.
Publicar comentário