Carregando agora

Porto Alegre sanciona lei de Vera Armando que cria a Semana do Empreendedorismo Feminino

Porto Alegre agora conta oficialmente com a Semana do Empreendedorismo Feminino em seu calendário. A lei, de autoria da vereadora Vera Armando (PP), foi sancionada nesta sexta-feira (4), em cerimônia no Centro Administrativo Municipal, e reconhece o papel fundamental das mulheres empreendedoras para a economia local. O projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal.

A proposta estabelece mecanismos para incentivar redes de apoio e fomentar novas iniciativas de empreendedorismo voltadas às mulheres. Com a sanção da lei, Porto Alegre passa a reconhecer oficialmente a relevância das mulheres empreendedoras para a economia local e cria instrumentos focados no fortalecimento econômico feminino. O texto também prevê ações que visam oferecer alternativas para mulheres em situação de violência doméstica, por meio do estímulo à autonomia financeira e à possibilidade de sustento próprio e de seus filhos.

Durante o ato, a vereadora Vera Armando destacou o empreendedorismo como uma ferramenta decisiva para o enfrentamento à violência doméstica, especialmente em um momento em que o Rio Grande do Sul enfrenta índices alarmantes de feminicídios. Ressaltou que para muitas mulheres, abrir o próprio negócio, além de ser um caminho de realização, é também uma forma concreta de sobrevivência e superação.

“Em nome de todas as mulheres porto-alegrenses que hoje vivem preocupadas com os feminicídios no nosso Estado, digo que o empreendedorismo pode ser o caminho para romper o ciclo da violência. Ao garantir liberdade econômica, oferecemos condições para que elas saiam de lares tóxicos, protejam seus filhos e reescrevam suas histórias”, afirmou a vereadora Vera Armando.

A Semana do Empreendedorismo Feminino promoverá feiras, rodadas de negócios, homenagens e oficinas, com o objetivo de dar visibilidade e fomentar ainda mais o protagonismo feminino nos negócios.

Porto Alegre dá exemplo

Prestigiando o ato, o deputado estadual Capitão Martim (Republicanos) elogiou a iniciativa e ressaltou o desafio que é empreender no Brasil, principalmente para as mulheres.

“Empreender no nosso país é um ato de heroísmo, ainda mais para as mulheres, que muitas vezes enfrentam desafios dobrados. Porto Alegre dá exemplo ao instituir essa semana e valorizar quem constrói riqueza e oportunidade. Vou trabalhar para que essa ideia chegue a todo o Estado, incentivando prefeituras a apoiarem o empreendedorismo feminino e o fortalecimento das mulheres gaúchas”, destacou.

Mais importante do que inaugurar obras é inaugurar pessoas

O prefeito Sebastião Melo ressaltou as medidas que a prefeitura vem adotando para facilitar o ambiente de negócios na capital, como a redução de impostos e a ampliação dos prazos de licenciamento para quem quer empreender.

“Gerando oportunidades, qualificamos as pessoas e, assim, construímos mais segurança, saúde, emprego e renda. Para nós, é mais importante inaugurar pessoas com emprego e qualificação do que apenas inaugurar obras. Esta lei é mais um passo nesse caminho”, afirmou o prefeito.

Autoridades presentes

Estiveram presentes no ato:

Gelson Guarda, secretário adjunto da Secretaria Geral de Governo;

Filipe Tisbierek, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos;

Julia Zardo, secretária adjunta do Meio Ambiente;

Regina Maria de Oliveira Machado, gerente dos Prefeitos de Praça;

Fabiane Camargo, coordenadora geral da FAMURS;

Cristiane Vendrusculo, representando a deputada federal Silvana Covatti.

Publicar comentário